HIPERTENSÃO arterial, o que é, quais seus riscos e como previnir!
O que é Hipertensão?
A hipertensão é diagnosticada quando, por diversas vezes, é constatada a pressão arterial igual ou acima de 14 por 9. Vale lembrar que um pico de pressão arterial elevada não necessáriamente significa que a pessoa tem hipertensão por isso é importante procurar um cardiologista para diagnosticar cada caso.
A hipertensão é uma doença silenciosa e muitas vezes não apresenta sintomas perceptíveis mas vale a pena ficar atento a dores no peito, dor de cabeça (principalmente na região da nuca), tonturas, zumbido no ouvido e visão turva. Além disso podemos veríficar o aumento significativo no diagnóstico de hipertensão com o aumento da idade:
- Entre 30 e 59 anos – 18%
- Entre 60 e 64 anos – 44%
- Entre 65 e 74 anos – 53%
- Acima de 75 anos – 55%
Dividida em 3 estágios definido pelo nível da pressão arterial, somado a outras condições que o paciente pode apresentar como diabétes ou histórico de AVC podem determinar se o risco de morte por motivos cardiovasculares podem ser leve, moderado, alto ou muito alto.
- Estágio I: hipertensão acima de 130 por 90 e abaixo de 160 por 100
- Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
- Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.
Riscos da Hipertensão.
Os riscos relacionados a hipertensão estão relacionados ao coração, rins e cérebro aumentando o risco de infarto, insuficiência cardíaca e AVC, além de prejudicar os vazos sanguíneos.
Prevenção e tratamento da Hipertensão.
Tratada clinicamente com auxilio de medicameto, aferimentos frequentes da pressão arterial e consutas a históricos familiares existem hábitos que podem ajudar a combater a hipertensão mesmo após o seu diagnostico, esses hábitos saudaveis estão pincipalmente relacionados ao estilo de vida e alimentação. Confira as dicas que podem combater ou previnir a hipertensão.
- Práticar exercícios físicos frequentes: uma simples caminhada de 20 a 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana pode ser suficiente.
- Evitar alimentos gorduroso.
- Evitar bebidas alcoólicas.
- Não fume.
- Evitar e controlar situações de estresse.
- Não interromper a medicação sem autorização médica.
- Não se automedicar.
- Realizar check ups médicos com frequencia anual no cardiologista.