Alimentação

Alimentação: Combo da memória – 14 alimentos que são ótimos para a memória!

Diariamente somos abastecidos com milhares de informações como nomes, endereços, compromissos e números que sempre acabamos esquecendo. Não se preocupe, isso não é sinal de demência, nem de que esteja sofrendo de Alzheimer. Segundo estudos, o fato de você ter noção de que esqueceu de algo é um sinal que essas doenças não são a causa do esquecimento, uma pessoa com demência não iria nem ao menos perceber que esqueceu alguma informação importante.

Na verdade, o maior motivo para esse tipo de esquecimento é a falta de atenção que damos a um determinado assunto devido a correria com que processamos cada informação que recebemos. Nosso dia a dia exige que tratemos do maior número possível de micro tarefas e essas acabam se sobrepondo quando nem ao menos terminamos um assunto e já nos é solicitado uma outra atividade. Por vezes, perdemos um tempo precioso apenas pelo fato de perder a concentração.

Um grande aliado para a memória pode vir de algo que nunca imaginamos, como, por exemplo, a alimentação. Preparamos a seguir uma lista de 14 alimentos que podem dar uma turbinada na sua memória.

1. Morango

Segundo algumas pesquisas recentes a fisetina, nutriente encontrado no morango, é responsável por induzir a diferenciação entre as células nervosas influenciando diretamente na capacidade cognitiva e na redução do esquecimento.

2. Quinoa

Por ser uma fonte de ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, proteínas e o ômega 3 que compõe a membrana externa das células cerebrais influenciando a velocidade de transmissão de mensagens no cérebro.

3. Salmão

O ômega 3, presente no salmão, é um importante nutriente para auxiliar na capacidade cognitiva. Além de compor a membrana externa das células cerebrais, ajuda na memória e na capacidade de concentração, seus efeitos anti-inflamatórios e capacidade de diminuir o colesterol ajudam a melhorar o abastecimento de oxigênio e nutrientes no cérebro.

4. Linhaça

Outra grande fonte de ômega 3 a linhaça, tanto a marrom quanto a dourada são importantes aliados para dar aquela melhorada na memória. Para isso é importante consumir triturada ou germinada.

5. Uva

Assim como o morango é uma grande fonte de fiscetina, além disso, as vermelhar e roxas também são ricas em flavonoides. Essas substancias atuam na regulação da morte e na regeneração dos neurônio, também auxiliam na proteção do sistema nervoso.

6. Chá verde

Outra importante fonte de flavonoides que também podem ser encontrados no suco e uva e no vinho tinto e podem ajudar até a prevenir o câncer, o chá verde ainda é um grande aliado de pessoas que querem perder peso devido a suas propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo.

7. Tomate

Da mesma forma que o morango e a uva, é uma fonte de fisetina e também possui o licopeno que é um antioxidante que ajuda a reduzir os danos causados por radicais livres e também auxilia na prevenção de câncer. Outro benefício da fruta que não só é bom para a memória mas também para sua qualidade de vida é na melhora da qualidade do sono.

8. Ovo

A gema do ovo é uma fonte importante de colina, substância responsável por desempenhar efeitos positivos na saúde mental, memória e capacidade de aprendizado. Também é rica fonte de fólico, que ajuda a prevenir o Alzheimer.

9. Espinafre

Fonte de luteína auxilia na saúde do cérebro. Um estudo realizado na Universidade de Illinois mostrou que os maiores consumidores de luteína tinham capacidade de raciocínio e memórias melhores, provavelmente isso se deve aos antioxidantes presentes no composto.

10. Abacate

De acordo com uma pesquisa da Unicamp, realizada pelo nutrólogo Edson Credidio, o abacate é uma fonte rica e vitaminas B6 e B12, além e selênio, luteína e colina. O abacate também auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e proteção das artérias.

11. Azeite de oliva

Rica fonte de oleocantal que, segundo evidências, reduz o risco de Alzheimer, também é fonte de gordura monoinsaturada e vários tipos de antioxidantes. Segunda a Universidade de Temple que demonstrou, em animais, que o consumo moderado desse óleo impede a proliferação de placas beta-amiloides que são estruturas associadas a destruição dos neurônios e a interrupção da comunicação entre eles.

12. Nozes e castanhas

O selênio, encontrado em nozes e castanhas, é uma substância cujo sua ausência está fortemente relacionada ao surgimento de problemas cognitivos durante o envelhecimento segundo o nutricionista e neurocientista Hércules Rezende da UFRJ.

13. Chocolate amargo

Graças a maior proporção de cacau presente no chocolate amargo, esse alimento possui uma grande fonte de antioxidantes e outras substâncias como teobromina, cafeína, teofilina e alcaloides purínicos que atuam na estimulação do sistema nervoso. Segundo a Frontiers in Nutrition a pesquisa que realizaram mostra efeitos positivos para capacidade de memória de trabalho, cognição, atenção e ainda redução de riscos cardíacos.

14. Café

A cafeína, como citado anteriormente, ajuda a diminuir a presença de placas beta-amiloides protegendo assim contra a demência. Vale lembrar que não é indicado tomar em grandes quantidades para evitar outros problemas como insônia, taquicardia e nervosismo, o ideal é não tomar mais que 5 “cafezinhos” por dia.

15. Bônus – Alimentos para evitar

Bebidas alcoólicas e alimentos industrializados são os grandes vilões aqui, os industrializados por conterem substâncias como gordura trans, corantes, aromatizantes e acidulantes e as alcoólicas por “roubarem” do organismo nutrientes bons como vitaminas A, B1, B6, B12 e C, zinco e magnésio, ainda pode causar desidratação. Afinal, quem nunca ouviu dizer que bebe para esquecer?

E ai, o que achou dessas dicas? Comente o que você prefere comer ou qual você iria preferir ficar sem memória a ter que por um pedaço na boca!
Eu particularmente aforo um chocolate amargo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.