Brócolis: 9 benefícios que você precisa conhecer
Fonte de vitaminas A, C, E e K também é uma excelente fonte de fibras e proteínas além de ferro, potássio, cálcio e magnésio. Também contém antioxidantes e previne o envelhecimento. O consumo ideal é de cerca de 150 gramas por dia e devemos nos atentar ao preparo adequado para aproveitar melhor os nutrientes. Confere as dicas:
Benefícios:
1- Ajuda no controle o açúcar no sangue: As fibras ajudam a reduzir o nível de açúcar, além disso, o sulforafano, presentes no brócolis ajuda a inibir a produção de glicose.
2- Faz bem para a saúde cardiovascular: As fibras, potássio, magnésio e antioxidantes promovem a regulação da pressão arterial e ajuda a relaxar os músculos do coração e das artérias. As fibras ajudam a regular o colesterol ruim.,
3- Diminui Inflamações: Os brócolis possuem fitonutrientes que contribuem com a diminuição do processo inflamatório e do estresse oxidativo
4- Melhora as funções cognitivas e cerebrais: Graças à presença de vitamina K, ácido fólico e magnésio, o brócolis ajuda no bom funcionamento do nosso raciocínio, memória e concentração.,
5- Diminui a prisão de ventre: As fibras insolúveis do brócolis ajudam no funcionamento do intestino e ajudam na manutenção da flora intestinal mantendo adequada a consistência das fezes.
6- Benefícios na gravidez: Previne doenças como anencefalia e espinha bífida devido a presença de ácido fólico que ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Além disso, a deficiência desse nutriente está relacionada a aborto espontâneo e síndromes. O brócolis também fornece vários nutrientes importantes para a futura mãe.
7- Combate o envelhecimento: Os brócolis contêm antioxidantes, que atuam a produção do colágeno retardando o envelhecimento da pele. Além disso, os flavonoides reduzem a liberação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.
8- Aumenta a imunidade: Rico em vitaminas, minerais, manganês, cálcio e ferro, melhor o sistema imunológico.
9- Fortalece os ossos: A vitamina K, o magnésio e o zinco ajudam a fortalecer os tecidos ósseos através da mineralização e o cálcio e as vitaminas A e C auxiliam na manutenção combatendo a osteoporose.
Alguns estudos ainda sugerem que ajuda a reduzir o risco de câncer e também auxilia na saude bucal e dentária.
Maneira ideal de preparação:
Pode ser consumida de várias formas, entre elas, cru, em salada, refogado, empanado ou em composição de outros alimentos (tortas, sopas, suflês, pizza, omelete, bolinhos salgados, lasanhas, risotos e preparado com massas). Porém, a maneira mais proveitosa é cozido a vapor.
Fontes: https://www.uol.com.br/vivabem