Chás

Chá de Bardana: do tratamento de pele a prevenção de câncer

Devidas as suas propriedades medicinais, a bardana (Arctium lappa L.)é muito utilizado para ajudar a tratar ou prevenir várias condições, desde tratamentos de pele até a prevenção de alguns tipos de câncer.

O chá pode ser feito tanto da folha quanto da raiz dependendo da condição que se pretende tratar, da mesma forma pode ser usado tanto de forma tópica (na pele) quanto por via oral (ingestão).

Benefícios do chá de bardana:

  • Poder antioxidante: Essa propriedade da raiz da bardana é devido a presença de diversas substâncias antioxidantes, entre elas a quercetina a luteolina e ácidos fenólicos, essas substâncias atuam na proteção das células a danos causados por radicais livres no organismo, sendo essa uma das propriedades que auxilia na prevenção de câncer
  • Desintoxicação do sangue: Segundo um estudo publicado pela revista científica Inflammopharmacology em 2011, a raiz da bardana também tem propriedades que podem remover as toxinas do corpo, auxiliando ainda na circulação e na saúde da pele e no tratamento de eczemas.
  • Prevenção de câncer: Estudos da BMC Complementary and Alternative Medicine (2011) mostraram que além de ter propriedades antioxidantes, a bardana tem propriedades que inibem o crescimento de alguns tipos de tumores entre eles o carcinoma pancreático , por exemplo.
  • Tratamento de pele: Além doa benefícios que a melhora de circulação pode proporcionar a pele, a bardana também pode ser usada de forms tópica para tratar acne, psoríase, eczema e até mesmo queimaduras. Isso se deve a propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que também são presentes no chá e podem auxiliar no tratamento de infecções do trato urinário e também aliviar sintomas da gonorreia.
  • Proteção e desintoxicação do fígado: Segundo o ournal of Biomedical Science (2002) a raiz da bardana pode ajudar a prevenir danos ao fígado causados por cirrose ou hepatite alcoólica.
  • Antifúngico: Essa propriedade da raiz pode auxiliar no tratamento de manifestações fúngicas como a micose por exemplo.
  • Diabétes e colesterol: Devido a presença da inulina, a bardana pode ajudar a aliviar sintomas da diabetes e regular a glicose e a insulina além de ajudar a diminuir o colesterol sanguíneo total.
  • Benefícios no sistema digestivo: as fibras presentes na bardana podem auxiliar as funções do sistema intestinal, evitando problemas como úlceras, prisão de ventre, inchaço e ainda estimula a proliferação de bactérias boas no intestino, também pode ser usada para aliviar os sintomas de má digestão e gastrite.
  • Afrodisíaco: Estudos ainda em andamento indicam a melhora na atividade e no comportamento sexual.
  • Inflamações articulares: Devido a presença de manganês, a inflamação nas articulações e nos tecidos adjacentes podem ajudar a tratar artrite e osteoartrite.
  • Outros benefícios: Queda de cabelo (compressas com folhas), remoção da caspa (chá de uso tópico) , picada de insetos (compressas com folhas), bronquite (chá), catarro preso (chá), hemorroidas (chá), cálculos biliares (chá), reumatismo e dores reumáticas (chá), ácido úrico (chá), herpes (chá) e hiperglicemia (chá).

Como preparar chá de bardana (raiz):

  1. Selecionar uma raiz de bardana fresca e bem firme.
  2. O segundo passo é limpar a superfície, raspando as bordas mais ásperas com uma faca. È possível usar uma colher de sopa de raiz de bardana seca e envelhecida que é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
  3. O terceiro passo é usar cerca de duas colheres de sopa da raiz e 3 xícaras de água filtrada e ferver tudo por cerca de 30 minutos.
  4. O último passo é deixar a bebida por cerca de 10 a 20 minutos em infusão e beber ainda quente.

Como preparar chá de bardana (folha):

  1. Proporção de 4 colheres (sopa) para 1 litro de água.
  2. Se preparado individualmente, 1 colher (sopa) para 1 xícara de 200ml.

Efeitos colaterais:

Não há muitos efeitos colaterais relatados para o chá de bardana, sendo portanto considerado um produto seguro desde que usado com moderação. Devido a propriedades diuréticas, a hidratação deve ser elevada durante seu uso.

O uso da bardana por crianças nunca foi estudado. Por esse motivo, não é indicado dar o chá da raiz para crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em fase de amamentação para evitar riscos ao feto ou bebê.

Cuidados:

  • Consumir no máximo de 3 xícaras por dia. (Não tomar o chá por mais de 7 dias consecutivos) para chá de folhas e 1 xícara por dia em caso do chá da raiz.
  • Evitar o consumo juntamente com aspirina, o clopidogrel (Plavix), o diclofenaco (Voltaren e Cataflam), o ibuprofeno (Advil e Motrin), o naproxeno (Anaprox e Naprosyn), a dalteparina (Fragmin), a enoxaparina (Lovenox), a heparina, a warfarina (Coumadin), dentre outros medicamentos com anticoagulantes.
  • Consumido m excesso pode gerar anemia devido a baixa absorção de ferro.
  • Risco alérgico de presença de manchas vermelhas, inchaços e dermatites na pele.
  • Compre de fontes seguras e confiáveis.
  • Para tomar o chá: Pode ser associada com Alcachofra, Espinheira Santa, Folhas de Nogueira e Camomila.
  • Para uso externo: Pode ser associada com Carobinha, Macela, Calêndula, Camomila e Barbatimão.
  • Sementes podem provocar irritação no trato urinário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.