Cuidados com a pele não é apenas questão de estética.
Dia 5 de fevereiro é comemorado o Dia do Dermatologista e nosso assunto aqui é justamente sobre a principal atividade dessa profissão importantíssima para nossa saúde.
A pele é nosso maior órgão e tem como principal função a proteção contra agressão externa contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Essa função de proteção expõe a pele a vários tipos de doenças, desde infecções até o desenvolvimento de câncer.
Por isso preparamos algumas dicas para tornar sua “capa de proteção” mais saudável, mas lembre-se, isso não substitui uma consulta com um profissional especialista no assunto, apenas trás alguns hábitos que podem ser adotados na sua rotina.
1- Alimentação
Invista na ingestão de frutas vermelhas, frutas anti-inflamatórias, cogumelos e alimentos ricos em antioxidantes.
Frutas vermelhas são ricas em vitamina C e cianidina e são aliados importantes para prevenir o envelhecimento, cuidar do excesso de oleosidade e acnes.
Frutas anti-inflamatórias como o abacaxi pode ajudar com acnes e alergias, já a uva, também rica nessa substância, possui composto fenólico resveratrol, e ajuda a combater espinhas.
Cogumelos são a unida fonte de vitamina D que não tem origem animal e previne o câncer de pele.
Alimentos ricos em antioxidantes são responsáveis por neutralizar a ação de radicais livres combatendo manchas, rugas e flacidez, além do câncer. Alimentos como frutas e verduras alaranjadas, folhas verdes, abacates, ervilhas e nozes são ricos nessa substância.
2- Limpeza
A limpeza de pele não é recomendada apenas para quem usa maquiagem, todos temos contato com substâncias tóxicas como detritos de poluição ou mesmo a própria oleosidade produzida pela nossa pele.
Essas substâncias, bem como a maquiagem, obstruem os poros e aumentam a aparição de cravos e espinhas.
O ideal é lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia, de manhã e a noite, com sabonete adequado a seu tipo de pele.
3- Hidratação
Duas formas de contribuir com a hidratação da pele é com o uso de produtos tópicos que ajudam a hidratar e proteger a pelo ou evitar o ressecamento e a ingestão de água para que a hidratação ocorra de maneira satisfatória.
O consumo de água deve ser em torno de 2 litros por dia melhorando a circulação sanguínea, aumentando a taxa metabólica e o fluxo do oxigênio.
Como resultado, temos a melhor eliminação de toxinas, a imunidade do corpo e combate a psoríase, rugas e aczema.
4- Proteção
Evitar a exposição direta ao sol das 10h as 16h pode ajudar a combater o aparecimento de manchas, rugas e até o câncer de pele que podem ocorrer quando há exposição prolongada a raios UV (ultravioletas).
Para essa proteção, sugerisse a utilização de protetor solar (UVA e UVB) 30 ou mais, a utilização de manga e calças compridas e proteção como chapéu ou bonés.
Essa dica pode ser importante para combater também o envelhecimento da pele.
5- Bônus: Mitos e verdade sobre o cuidado da pele.
Pele oleosa precisa de menos hidratação? Mito, a hidratação ajuda a regular a produção sebácea da pele.
Banho quente faz mal para a pele? Verdade, banhos quentes retiram camadas de proteção da pele e tornam ela ressecada além de estimular a produção sebácea, propiciando o surgimento de dermatite seborréica no couro cabeludo.
A pele hidratada suporta mais o uso de maquiagem? Verdade, a hidratação uniformiza a pele e diminui a oleosidade tolerando mais o uso de maquiagem.
A hidratação do rosto deve ser igual à do corpo? Mito, a constituição da pele do rosto difere muito da do corpo, assim, é indicado produtos próprios para o rosto.
Compressas de pepino evitam o envelhecimento? Verdade. O pepino é um poderoso agente de hidratação rico em ácido ascórbico (vitamina C), flavonóides, ácido cafeico, e folato.